Pato Social - FaceTanque

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

E deles? Quem cuida?

No dia após uma greve, proteção social, direitos, salários e outros benefícios continuam na ordem do dia.
Muitos dirão que o nosso país está na cauda da Europa nesse campo. É um assunto em que há um consenso na sociedade portuguesa quase generalizado. Quase todos nós concordamos que os salários deveriam ser mais elevados, que as reformas deveriam ser mais altas, que as licenças por paternidade deveriam ser mais prolongadas, que o Serviço Nacional de Saúde deveria ter mais valências e ser de mais fácil acesso.
No entanto também quase todos aceitamos a ideia que há países, alguns dos quais bem mais ricos que o nosso Portugal, em que os sistemas de saúde e proteção social ou não existem ou são baseados na contratação de seguros de saúde e sistemas de poupança, sistemas que obviamente têm como objetivo primordial  o lucro, deixando por isso o bem estar dos associados para segundo plano. Além disso, os mais desprotegidos são aqueles que, sem capacidade económica para alimentar o sistema instituído, se vêm à mercê da caridade alheia ou mesmo da solidão completa.
Mas será que num país como o nosso não existem pessoas que mesmo trabalhando e muito, vivem completamente abandonados?
Existem! Um exemplo flagrante de uma classe completamente abandonada é a dos bandidos...Por vezes podemos nem notar, mas neste país os bandidos existem mas são sempre os mais desprotegidos!
Um mero exercício sobre a vida quotidiana irá levar-nos a entender.
Senão vejamos, há neste país bandidos que o único beneficio que têm é o Rendimento Social de Inserção, já imaginaram o que é gerir o orçamento dessa forma? Se for um banal bandido quase todos dirão que vá roubar para comer. Logo aí se vê a dualidade de critérios com que a sociedade olha para eles, apontando o dedo a quem mistura trabalho com lazer. Se o trabalho do bandido é roubar...bastaria que um ou dois bandidos começassem a roubar para comer para que algum comentador social mais atento apontasse problemas de ética profissional!
Um exemplo ainda mais gritante é o dos banqueiros, bandidos com formação superior, oriundos de famílias brasonadas, que aprenderam a fazer com que o resto da sociedade prospere à custa da sua inteligência, quando o azar lhes bate à porta e se esquecem de uma parcela das contas (com aqueles cadernos dos quadradinhos isso era mais difícil acontecer), toda a gente os condena. Mas o que faz o estado? O estado garante os depósitos, o estado arranja soluções para os lesados, tudo gente que usou o trabalho do banqueiro para encher os bolsos...e do sr. Dr. Bandido? Quem se lembra?
Este  e outros exemplos surgirão nas vossas mentes, basta um pequeno esforço... baixa médica, por exemplo? Quem paga?
Enquanto bandido não descontar sobre aquilo que rouba, uma percentagem para IRS e outra para a Segurança Social, o nosso país nunca será uma sociedade completamente justa!
Bastava por exemplo que quando o bandido chegasse de bandidar, naquele dia ou no dia seguinte, o mais tardar, passasse na sua repartição de Finanças, tirasse a senha e mostrasse o que ganhou, deixava lá a percentagem correspondente e seguia a sua vida de bandido!
De certeza que seria um bandido mais feliz, que ao final de cada dia já não iria para casa com a incerteza do que será o dia seguinte se ficar desempregado ou se lhe der uma diarreia que o impeça de trabalhar por uns dias!
Talvez nunca tenham pensado nisso, mas é caso para questionar: E deles? Quem cuida?


quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Profissão estável ou nem por isso...

Num dia em que a estabilidade laboral volta a estar na ordem do dia, com greves, ameaças veladas de deslocalizações de empresas e até mesmo com a versão algarvia de "The Walking Dead" (recuperada pelos estúdios de Boliqueime ), torna-se imperioso falar de profissões estáveis.
Todos nós conhecemos homens e mulheres que ao longo da vida tiveram apenas um trabalho, prosperaram e hoje em dia gozam reformas estáveis e condignas.
Quase todos conhecemos alguém da nossa aldeia ou até alguém da família que escolheu a nobre medicina para, além de garantir a sua estabilidade financeira e profissional, colocar o seu saber ao serviço dos outros.
Mas, apesar de poucos o notarem, esta tão louvável profissão corre riscos e caminha a meu ver a passos largos para a extinção!
E porquê? A resposta pode não ser a mais óbvia, mas uma pesquisa nos diversos meios de comunicação social vai mostrar as razões da minha conclusão.
Senão vejamos :
O Paulinho tem problemas de motor de arranque, há uns anos atrás marcava uma consulta no médico de família, esperava uns seis mesitos, o médico encaminhava-o para um urologista e na pior das hipóteses, sete meses depois tinha o seu problema resolvido com umas pastilhas compradas na farmácia. Nos dias que correm, o Paulinho abre a secção de anúncios de algum jornal, compra uma embalagem de "Libidium Fast"...e pumba...uma horita depois, o motor arranca!
O Roberto sente-se um pouco acabado mas quer continuar a viver a sua vida, há uns anos atrás marcava uma consulta no médico de família, esperava uns seis mesitos (teve sorte que nesse dia o médico do Paulinho tinha duas vagas), o médico encaminhava-o para um nutricionista e e para um ginásio, oito ou nove meses depois, com um plano de treinos adequado e umas vitaminas, Roberto sentia-se bem mais jovem. Hoje o Roberto abre a sua revista das telenovelas, compra o "Cogumelo do Tempo" e já está : Roberto parece voltar a ter vinte anos, veste umas roupas cor de rosa, pinta o cabelo e exagera um pouco na delicadeza...mas vinte anos são vinte anos, não me venham com tretas de mariquices!
O Vitor sente dores em todas as articulações do corpo, há uns anos atrás marcava uma consulta no médico de família, esperava uns sete mesitos (teve azar que o médico foi a um congresso ao Brasil com o Paulinho e o Roberto), o médico encaminhava-o para eu reumatologista, este medicava-o e indicava-lhe uma clínica de fisioterapia, um ano depois já caminhava sem problemas duas horas diariamente . Atualmente, Vitor liga a televisão, compra duas embalagens de "Calcitrim", recebe duas canecas, um estojo para guardar o "Libidium" e o "Cogumelo do Tempo", e no tempo que lhe sobra ainda corre!
Não tardará, veremos médicos na fila do centro de emprego, ou a bailar com o Roberto recebendo uns euros emitindo o respetivo recibo!
Em suma, e na minha humilde opinião, a indústria de suplementos alimentares é a mais séria ameaça à medicina desde inquisição! Algo que apenas teve paralelo em profissões como engenheiro agrónomo ou meteorologista aquando da venda desregrada dos almanaques "O Borda d'Água" e o "Seringador"!
É mesmo caso para dizer "Viva Melhor"...a não ser que se chame Hipócrates...

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Meu querido mês de Agosto...mas só para alguns!

Começa Agosto, começa a festa!
Sais de casa para trabalhar e entras numa enorme fila de trânsito, ficas ligeiramente confuso porque não vês uma chapa de matrícula das que vês o resto do ano...
Ficas ainda mais confuso porque é segunda feira, estás a caminho do trabalho, não há futebol, mas no carro da frente ou vês um terço enorme ou um símbolo da Federação Portuguesa de Futebol...
Mas no meio de todas as confusões, Agosto é o mês da felicidade e da sinceridade de sentimentos!
Em qualquer aldeia há romaria ou arraial, em que toda a gente festeja, toda gente vai à missa e à procissão, mesmo que não saiba qual é santo que ali se venera. Não pode faltar nessa a melhor roupa, o sapato mais brilhante e para os mais afoitos a gravatinha com cãezinhos! Claro que em algumas senhoras pode sempre faltar alguma roupa, mas nada de alarmismos, não é falta...é style...
Ah...já me esquecia...em 2017 não pode faltar o presidente de Câmara, os candidatos a presidente da Câmara, o presidente da Junta, os candidatos a presidente da Junta, a mulher ou o marido dos candidatos e candidatas, o cão, o gato e até o periquito!
Festa bonita! E claro, fogo de artifício, porco no espeto e muita cerveja!
João António aproveita o belo mês de Agosto para casar numa quinta lá da terra com Anne Marie, uma francesa de gema nascida em Freixo de Espada à Cinta! Muito carro, muita buzinadela, baile, comida à farta e claro...fogo de artifício!
Manuel e Maria aproveitam o belo Agosto para batizar Jean Pierre na igreja da terra de ambos...claro que não pode faltar porco no espeto, muita bebida e fogo de artifício!
Pedro José aproveita, em Agosto de 2017, a vinda de Lisboa à província para festejar, junto dos amiguinhos que fez no belo Agosto de 2016, o seu sexto aniversário ocorrido a 2 de Setembro de 2016! Muitos doces, muitos sumos e, imaginem só :  tubos a lançar confetis de várias cores...parece mesmo fogo de artifício!
Kim Jong Un aproveita o belo mês de Agosto para revelar o nascimento do terceiro rebento: pouca comida, pouca bebida (porque ninguém lhe vende coisas dessas)... numa ginástica financeira incrível, compra uma espécie de fogo de artifício aos chineses (mesmo tão fraquinho que se partiu em três), lança-o e toda e gente lhe aponta o dedo...até alguns dos presidentes que vão às romarias todas o condenam energicamente!!! O que é isto senão bullying?
É o que digo...meu querido mês de Agosto...mas só para alguns!


segunda-feira, 28 de agosto de 2017

SANTO AVEC - Patrono dos Telefones e dos desempregados da PT

Todos os dias nos lamentamos de vivermos numa sociedade sem valores, em que o ter se sobrepõe ao ser.
Todos os dias nos queixamos da sociedade consumista em que só o dinheiro conta!
Todos os dias ficámos tristes com guerras motivadas por interesses escondidos, movidas pelo lucro acima de tudo e de todos!
Mas calma fieis companheiros deste tanque que é a vida: às vezes surgem pessoas que nos fazem acreditar! Pessoas que nos mostram que há realmente santos de carne e osso!
Falo-vos de Santo Avec, aquele a quem muitos já chamam o patrono dos telefones e dos desempregados da PT!
Santo Avec cedo teve que se mexer para conseguir um futuro melhor, facto que comprova que também os santos padecem das fraquezas da carne.
Mas Santo Avec conseguiu um futuro melhor para si, e com o muito que conseguiu para si resolveu também deixar o mundo dos que o rodeiam muito melhor!
Santo Avec, talvez inspirado no bom Francisco de Assis, resolveu construir uma humilde mansão no meio da natureza do belo Ermal, para que ao jeito do monge de Assis pudesse partilhar as suas férias com os irmãos pássaros e as irmãs flores do campo. Mas como sempre se soube, o profeta nunca é bem aceite na sua terra... E alguém se lembrou que afinal a humilde mansão tinha sido construída em Reserva Ecológica!
Mas Santo AVEC não vacilou,  na perseverança da sua fé manteve-se confiante e não foi abandonado: por milagre, o Plano Diretor Municipal foi alterado, e a sombra da Reserva Ecológica deixou de pairar sobre a humilde mansão...
As provações não pararam de incomodar Santo AVEC, logo os invejosos começaram a dizer que aquela afinal não era humilde mas sim luxuosa! Mas mais uma vez AVEC acreditou, acreditou com tanta força e confiança que santa Autoridade Tributária avaliou a mansão nuns irrisórios  € 85 900 , demonstrando assim aos descrentes que a mansão era legalmente humilde!
Saturado pelas provações, Santo AVEC resolveu repartir com os invejosos tugas o fruto do seu trabalho.
Santo AVEC comprou umas empresas de telefones e televisão para que os tugas pudessem trabalhar e ganhar um belo salário mínimo, e tal como ele serem humildes e santos...mas santos da terra não fazem milagres, e os tugas invejosos não querem o dinheiro que Santo AVEC quer investir na Lusa e amada terra.
Incompreendido, Santo AVEC tudo fez e faz pelos invejosos tugas, tanto que até criou umas empresas para que tais tugas não se queixem da monotonia da PT, e que mesmo sujeito a todas estas agruras, continua a criar e proteger desempregados na PT, cuidando que mantenham essa condição por muito tempo!
Vivemos num mundo sem valores, vivemos numa sociedade em que grassa a inveja, mas o tempo encarregar-se-á de fazer justiça...
Ainda há-de chegar o dia de todos dizer-mos : Santo AVEC rogai por nós!

sábado, 26 de agosto de 2017

Balança Comercial ou o Negócio da China?

Esta semana começou com notícias menos boas...como bom português fiquei deveras preocupado!
Não é que a "nossa" balança comercial ficou novamente deficitária??? Acreditem que nem dormi!
Afinal o que se passa com a nossa economia?  Fui ver o que se passava, não fosse eu ter deixado alguma torneira aberta e estar por exemplo a gastar água acima das minhas possibilidades!
Não era nada disso, por isso continuei preocupado...
Continuei à procura da causa, ligo a televisão e quem discursava??? Não, não era o Pedro, até porque a aula sobre balança comercial deve ter sido trocada por uma atividade vibrante dos jotinhas...eu até entendo...prioridades!
Já adivinharam? Pois era esse: Camilo Lourenço, o meu guru da economia, o tal que aquilatou as minhas esperanças de se tornar ministro das finanças da oposição. Lá o ouvi atentamente: percebi o que se passou, afinal importámos mais do que exportámos!
Pois é, de facto o nosso belo país conseguiu ter a sua balança comercial equilibrada ou até mesmo excedentária em algumas ocasiões.
Até 1111 estava de boa saúde...ou pelo menos estava nas contas de Castela, mas o raio do Afonso tinha que mexer na coisa e dizer à mãe que pagava as continhas dele!
Nos séculos XV e XVI também estava bem certinha, até de boa saúde com os cofres bem aconchegados...mas desta vez não foi o Afonso mas sim os padres: lá os mandaram para África, Indías, Américas para ensinar o povinho a rezar, mas o raio dos homens da batina também ensinaram a ler e escrever...estragaram tudo!
Há uns anitos atrás lá voltámos a conseguir o equilíbrio , graças a quem??? Graças à bendita troika! Ou terá sido graças a nós? Afinal estávamos tão tesos que não podíamos importar!
Mas pensei : será só por isto que estávamos tão tapados que  andamos sempre a cometer os mesmos erros???
Ou será por causa dos negócios dos chineses? Esses malvados que enchem o país de lojas para as pessoas se fartarem de comprar coisas importadas...
Mas esta manhã surgiu na comunicação social a solução para os problemas da nossa balança (não, não é essa, para essa faz-se dieta) comercial!
Afinal a Autoridade Tributária está a investigar a viagem de quatro altos do estado à China a expensas de uma conhecida marca tecnológica! Ora ao preço que nos ficam esses altos quadros todos os meses...se a China os quisesse importar definitivamente, talvez a nossa balança comercial voltasse aos excedentes!
Afinal a culpa é mesmo dos chineses, não por aquilo que nos vendem...mas por aquilo que não nos compram!

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

A verdadeira oposição...

O equilíbrio  de qualquer sociedade democrática depende sempre da existência de oposição credível ao poder instituído.
Ontem o país deveria ter ficado preocupado, e não, não me refiro ao exemplar, livre, transparente e outras coisas boas do processo eleitoral angolano!
Refiro-me ao publicitado sobre a aparente fragilidade económica da "Impresa"...o grupo da SIC e companhia.
O verdadeiro líder da oposição, Francisco Pinto Balsemão, mandou o seu assessor e filho, Francisco Pedro Balsemão fazer um comunicado...
O "líder parlamentar" José Gomes Ferreira permanece em silêncio...
Logo agora que pensei que Camilo Lourenço ia passar " a ministro das finanças"...
O lodo já foi agitado...agora chafurdem!

Tanque dos Patos

O que é afinal o "Tanque dos Patos" ?
"Tanque dos Patos" é um espaço de mera opinião e por isso subjetivo, em que não quero que concordem com o que por aqui se escreve!
Este blog não pretende ser um espaço de informação mas sim um espaço onde com muito humor e sarcasmo se vai falar da atualidade de forma simples e descontraída.
No fundo "Tanque dos Patos" é um local para dizer mal, chafurdar bem lá no fundo e rir, porque tristezas não pagam dividas!
Nunca será um "Lago dos Cisnes" porque além de não se chafurdar com tal elegância, também não há o risco de pagar adicional ao IMI uma vez que é um simples tanquinho de valor patrimonial reduzido...